Ginecomastia

Ginecomastia

O que é a Ginecomastia?

Ginecomastia ou “hipertrofia mamária” é o aumento das mamas masculinas, sendo motivo de preocupação tanto por razões estéticas quanto por desconforto ou dor na região mamária.

Mas ao contrário do que se imagina, essa disfunção da mama é bastante comum, atingindo no geral, cerca de 33% da população masculina. Sendo que os picos de incidência se dão na puberdade, quando atinge cerca de 65% dos jovens entre 14 e 15 anos de idade e na terceira idade, atingindo cerca de 40% a 60% dos homens nessa fase da vida. 

 

Entre os jovens, o quadro regride naturalmente na fase final da adolescência, persistindo somente em cerca de 7% deles na faixa etária dos 17 anos.

A maior parte dos casos desse crescimento das mamas ocorre devido a desequilíbrios hormonais - quando há redução do hormônio masculino (testosterona) e aumento do hormônio feminino (estrogênio).

Outras causas que também podem dar origem a esse quadro são: uso de drogas, medicamentos, uso de esteróides anabolizantes, excesso de peso ou obesidade, doenças sistêmicas (cirrose), tumores, etc.

A ginecomastia não costuma causar maiores problemas além da dor nas mamas, do aspecto feminino e diminuição da autoestima.

 

Entre os sintomas e sinais mais comuns, o paciente poderá sentir: acúmulo de gordura, dor e sensibilidades nessa região, coceira, crescimento fora do normal e em alguns casos, galactorreia (fluxo de leite).


Apesar de ser um problema na imensa maioria das vezes benigno, é fundamental buscar a avaliação com um especialista a fim de se certificar acerca da natureza do quadro, excluindo a possibilidade de um tumor maligno (apesar de muito raro, homem também pode ter câncer de mama).

O diagnóstico é clínico, ou seja, é feito através do histórico médico e do exame físico do paciente. 

Os medicamentos e tratamentos em geral, apenas amenizam o problema, ajudando a reduzir a dor. Mas somente a cirurgia pode efetivamente solucionar o quadro.

Felizmente, a cirurgia plástica propõe várias alternativas para a cirurgia de ginecomastia, através de procedimentos cirúrgicos simples, rápidos, indolores e com excelentes resultados estéticos.


O paciente geralmente volta para casa no mesmo dia.

A ginecomastia tem cura?

 

Nos casos em que há um causa reversível (uso de drogas, uso de medicações, doenças controláveis) poderá haver melhora tratando-se a causa de base. De qualquer maneira, como a maioria dos casos não tem causa definida, o tratamento de cirurgia plástica para ginecomastia é a melhor solução.

 

O aumento das mamas no homem é sempre bilateral ou existe ginecomastia unilateral?

 

O aumento das mamas pode ocorrer bilateralmente, ou seja, em ambas as mamas; ou unilateralmente, acometendo apenas uma das mamas. A cirurgia busca sempre harmonizar a simetria entre as duas mamas.

Ginecomastia diminui com academia?
Quando o aumento das mamas é causado por tecido glandular e até mesmo por acúmulo de gordura em face de distúrbios hormonais, exercícios físicos e academia não são capazes de solucionar o problema.

A ginecomastia pode voltar depois da cirurgia?

 

Após a operação de ginecomastia é muito incomum haver recorrência. As mamas podem aumentar em pacientes que ganham muito peso após a cirurgia ou venham apresentar algum distúrbio hormonal ou metabólico não tratado.

 

Quais os graus de ginecomastia?

 

Existem 3 graus básicos de classificação:

Grau I: aumento pequeno e visível sem excesso de pele

Grau II: aumento moderado com ou sem pele redundante

Grau III: grande aumento da mama e abundante redundância de pele

 

 

 

Onde fica a cicatriz da cirurgia de ginecomastia?

 

Durante a cirurgia de ginecomastia o excesso gordura pode ser retirado com o uso da lipoaspiração. As cicatrizes da lipo são pequenas medindo em média 0,5 cm e ficando bastante camufladas.


Para a correção de ginecomastia em que é necessário se retirar tecido mamário das mamas masculinas, é feito um corte na parte de baixo da aréola, na transição entre a pele mais escura da aréola e mais clara da mama masculina (incisão de Webster), de maneira que a cicatriz fica praticamente imperceptível.

Em casos de doença avançada, podem ser necessárias cicatrizes adicionais para se retirar todo o excesso de pele. 

 

O que esperar na consulta?

O sucesso e a segurança do procedimento cirúrgico dependem de sua sinceridade durante a consulta. Portanto, esteja preparado para responder questões sobre:

• A razão pela qual deseja se submeter à cirurgia e quais são suas expectativas

• Qual sua condição de saúde atual e uso de medicamentos, vitaminas, fumo, álcool, drogas, alergias e outros fatores de risco.
• Se já realizou algum tipo de cirurgia anteriormente

• Tirar fotos para seu prontuário médico
• Discutir suas opções

 

Ainda tem dúvidas?

Para uma avaliação detalhada, com solicitação de exames, estudo do seu caso em particular, eliminação de todas as dúvidas e mais material complementar, por favor, ligue hoje mesmo para o nosso consultório e agende sua consulta.

 

         (79) 98848-1580

 

 

Entre em Contato e agende a sua CONSULTA
Siga o Dr. Daniel nas Redes Sociais
Centro Médico Jardins - Sala 811 | 8º Andar
Av. Ministro Geraldo Barreto Sobral, 2131 | Aracaju-SE

(79) 98848-1580 (Ligação e Whatsapp)

consultorio.doutordanielmachado@gmail.com

  • Instagram
  • YouTube
  • Facebook

©2008-2020 Dr. Daniel Machado - Cirurgião Plástico - Todos os Direitos Reservados