CHÁ VERDE - Tudo o que Você Gostaria de Saber


Recebo muitas mensagens com dúvidas a respeito dos chás e seus benefícios.

Como a mídia tem falado muito sobre isso, e como surgiram até mesmo dietas da moda que prometem verdadeiros milagres do emagrecimento a partir da ingestão dessas ervas, decidi fazer uma série especial aqui no Blog, só para tratar desse assunto, trazendo o máximo de esclarecimentos possíveis.

No primeiro post que dessa série, quero trazer para vocês os pontos mais importantes sobre o Chá Verde e sobre as vantagens de incorporar essa bebida no seu dia a dia.

Importante ressaltar, que nenhum desses benefícios é mágico. Isso quer dizer que pouco adianta acrescentar esse chá a sua dieta, se você cultiva uma série de hábitos prejudiciais a sua saúde, na esperança de que ele milagrosamente anule esses malefícios.

O chá deve funcionar como um auxiliar, como uma ferramenta a mais na sua busca por uma qualidade de vida maior e mais saudável. Ok?

Agora vamos direto ao ponto, pois acredito que você deva estar ansiosa para saber como essa erva milenar de origem oriental, pode ajudar você.

1. Auxilia no Emagrecimento

Derivado da planta Camellia Sinensis, o Chá Verde é rico em catequina, um flavonoide que reduz a absorção do açúcar no sangue, que induz a morte das células adiposas (de gordura) e que eleva o gasto energético.

Em outras palavras, ele desintoxica, desincha, acelera o metabolismo e queima gordura. Eis aí a função mais valorizada do chá mais badalado do momento.

Uma pesquisa publicada no American Journal of Clinical Nutrition, conceituada revista da Sociedade Americana de Nutrição, acompanhou 2 grupos de pessoas acima do peso, que estavam seguindo a mesma dieta de baixa caloria.

A diferença entre um e outro, era que apenas o primeiro grupo acrescentou o chá verde a sua rotina, com a ingestão de seis a oito xícaras por dia.

O resultado desse estudo revelou que os pacientes do grupo que bebeu o chá, queimaram 4% a mais de gordura do que os outros pacientes.

2. Faz bem para o Coração

Uma outra pesquisa, dessa vez realizada na Universidade de Tohoku, no Japão, mostrou que a erva é eficaz também na prevenção de doenças do coração, uma vez que os seus compostos reforçam as artérias, diminuem as taxas de colesterol ruim e o acúmulo de gordura na parede dos vasos sanguíneos.

3. Ajuda no Combate do Envelhecimento Precoce e na Prevenção do Câncer

Estudos feitos em importantes centros de pesquisa dos Estados Unidos e da Europa revelaram que o chá verde faz bem para a pele, pois suas altas concentrações de antioxidantes, atuam no combate às rugas e ao envelhecimento precoce.

E que as substâncias contidas nele, também tem o potencial de impedir alterações no DNA das células, responsáveis pelo surgimento do câncer.

4. Melhora o Humor

Por fim, esse chá ainda pode te ajudar a passar pelos terríveis dias de TPM, graças a presença da L-teanina, um aminoácido que estimula a produção de dopamina e serotonina, neurotransmissores ligados à sensação de prazer e bem-estar.

ORIENTAÇÕES PARA O PREPARO E INGESTÃO

Para preservar os princípios ativos do chá verde, é importante observar que a água do preparo deve ser aquecida, mas sem deixar levantar fervura. Então, aos primeiros sinais de bolhas de ar, apague o fogo, acrescente 1 colher (de sopa) da erva para 500 ml de água, abafe por 2 ou 3 minutos e por fim é só coar.

Depois de pronto, o chá deve ser conservado em um recipiente de vidro na geladeira ou em garrafa térmica, e suas propriedades permanecem intactas por apenas 24 horas. Esse é o período dentro do qual você deve consumi-lo ao longo do dia, preferencialmente 1 copo (de 200 ml) 30 minutos antes do café da manhã, almoço e do jantar.

CONTRAINDICAÇÕES

Gestantes, pessoas com hipertireoidismo, hipertensão, glaucoma e irritações gástricas devem evitar essa bebida ou entrar em contato com o médico antes de começar a ingeri-la.

O chá verde também pode ter interações medicamentosas com remédios que estimulam o sistema nervoso simpático. Se for o seu caso, consulte o seu médico antes de começar a tomar.

Se você tem sensibilidade a cafeína, é possível que você deva reduzir o uso apenas para a parte da manhã, a fim de evitar a insônia e outros problemas relacionados.

Isso é tudo por hoje. Espero ter ajudado.

Caso ainda tenha restado alguma dúvida ou algum ponto a ser abordado, peço que por favor, deixe sua observação nos comentários que eu ficarei muito feliz em responder.

E se esse conteúdo pode ajudar alguém que você conhece, compartilhe com ela essa informação!

Obrigado, um grande abraço e até o próximo post dessa série. Aguarde!

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