Como desarmar o chilique do seu Filho com uma Pergunta Simples?


Uma dica valiosa para a formação dos pequenos...

Como a maioria das nossas seguidoras é mulher, acredito que vai ser super válido compartilhar com vocês uma estrategia que encontrei no Blog tudosobreminhamae.com sobre como lidar com as crianças quando elas começam a dar aqueles famosos chiliques!

No artigo postado nesse blog, a autora conta que ao procurar a ajuda de uma psicóloga infantil para resolver esse tipo de problema... Ouviu um aconselhamento, em especial, que ela tem utilizado com muito sucesso em casa com a sua filha.

De forma bem resumida, ela conta que a estratégia se baseia no seguinte:

"Quando um chilique começar – seja porque o braço da boneca saiu do lugar, seja porque está na hora de dormir, seja porque o dever de casa não saiu do jeito que ela queria, seja porque ela não quer fazer uma tarefa – seja pelo motivo que for, faça uma simples pergunta para a criança, olhando nos olhos dela e com bastante calma: Isto é um problema grande, um problema médio ou um problema pequeno?

E ela segue o relato contando um exemplos bem elucidativo...

Ela conta que na hora de sua filha escolher a roupa para ir à escola (onde a criança estuda não se utiliza uniforme) começou toda aquela cena de birra, uma vez que a calça que ela queria, a preferida dela, estava para ser lavanda. Então, a autora do texto explica que, olhando firme para a menina, perguntou: "Isso é um problema grande, médio ou pequeno?" E a menina, sem graça, olhando para ela falou baixinho: “Pequeno”.

E mais uma vez, ela explicou que ambas já sabiam que problemas pequenos são fáceis de resolver e pediu uma sugestão de como elas poderiam resolver aquele problema pequeno... Ao que a menininha respondeu: “Escolhendo outra calça”. E a mãe mais uma vez acrescentou: “E você tem mais de uma calça para escolher?”. A menininha sorriu e foi buscar outra calça.

No artigo, a autora finaliza o relato dizendo que deu os parabéns a filha por ela ter resolvido o próprio problema, ressaltando a importância de valorizar a atitude resolutiva da criança.

Importante observar, que é provável que você não obtenha o melhor resultado do seu filho na primeira tentativa de educá-lo a partir de estratégias assim. Mas certamente vale muito a pena usar essa técnica para ensiná-lo a refletir e procurar uma solução para os conflitos originados por ele mesmo.

É claro que na nossa época de criança a pergunta era bem diferente e, diga-se de passagem, altamente eficaz... Algo do tipo: "Vai se calar ou quer levar uma surra?" kkkkkkk.

Enfim, espero que a história dessa mãe te inspire de alguma maneira a lidar com esses momentos de tensão que só quem tem filho sabe bem como é!

Se gostou, deixe sua opinião nos comentários. Me conte se você já tentou esse método e como foi a experiência para você!

Um grande abraço!!

#Filhos #Educarfilhos

10 visualizações
Entre em Contato e agende a sua CONSULTA
Siga o Dr. Daniel nas Redes Sociais
Centro Médico Jardins - Sala 811 | 8º Andar
Av. Ministro Geraldo Barreto Sobral, 2131 | Aracaju-SE

(79) 98848-1580 (Ligação e Whatsapp)

consultorio.doutordanielmachado@gmail.com

  • Instagram
  • YouTube
  • Facebook

©2008-2020 Dr. Daniel Machado - Cirurgião Plástico - Todos os Direitos Reservados