Entre em Contato e agende a sua CONSULTA
Siga o Dr. Daniel nas Redes Sociais
Centro Médico Jardins - Sala 811 | 8º Andar
Av. Ministro Geraldo Barreto Sobral, 2131 | Aracaju-SE

(79) 98848-1580 (Ligação e Whatsapp)

consultorio.doutordanielmachado@gmail.com

©2008-2020 Dr. Daniel Machado - Cirurgião Plástico - Todos os Direitos Reservados 

RESERVA ORGÂNICA – UMA QUESTÃO DE VIDA OU MORTE... O que você ESCOLHE?


RESERVA FUNCIONAL ORGÂNICA, uma questão de vida ou morte! O que exatamente significa isso?

A RESERVA FUNCIONAL ORGÂNICA é uma espécie de “MEDIDA” de SAÚDE.

E para que você entenda melhor esse conceito é preciso que você comece lembrando que... Ter uma RESERVA é ter MAIS do que o necessário.

Exemplo: Reserva financeira é uma poupança para momentos difíceis. E saúde financeira é ganhar mais do que se gasta.

Reserva física ou mental é a diferença entre o que normalmente é exigido de nós no dia a dia e o que temos disponível para usar.

Quanto maior a distância entre a necessidade e a capacidade, MAIOR É A RESERVA (e maior é a saúde).

Aos 20 ou 30 anos de idade, nossos sistemas estão jovens, nossas “peças” pouco desgastadas, e nossa capacidade funcional geralmente é grande.

Nessa fase, não há tanta diferença entre quem se cuida e quem está um pouco negligente.

Dessa maneira, se NÃO esperamos que jovem atleta de 25 anos tenha um infarto após subir dois ou três lances de escada, também NÃO esperamos que isso aconteça com um jovem da mesma idade negligente com a saúde. O jovem sedentário vai ficar ofegante, mas provavelmente é só essa a diferença.

Contudo, a partir dos 40 a 50 anos, a diferença entre a reserva orgânica das pessoas que têm um estilo de vida mais saudável e a das pessoas que não têm, começa a se afastar bastante.

É por isso que uma pessoa com 50 ou 60 anos que nunca se cuidou, acaba ficando com pouca margem. Ou seja, a diferença entre a demanda e o máximo que ela pode oferecer vai se estreitando.

Por isso, qualquer exigência a mais (até mesmo uma gripe), pode causar insuficiência ou até mesmo falência orgânica nos casos mais graves. Infelizmente já presenciei diversos casos assim, seja de pacientes ou de pessoas muito próximas.

Talvez você mesmo(a) já tenha sentido na pele a dor de perder alguém querido, um pai ou um avô, por exemplo... Que estava aparentemente ótimo... E que "do nada", por causa de uma gripe, uma queda, uma pequena infecção intestinal, um pequeno procedimento cirúrgico etc... Não resistiu e faleceu.

Bem, com esse vídeo curtinho e essas informações de hoje, eu queria mostrar para vocês que essas coisas não acontecem do nada... Elas na verdade são consequências de anos de escolhas... Más escolhas.

Espero que esse conteúdo ajude vocês a refletirem sobre cada escolha do SEU dia a dia. Porque cada uma delas, por mais boba que pareça... (como deixar a preguiça de lado e ir para a academia fazer 30 minutos de esteira ou... ficar em casa comendo brigadeiro e assistindo novela) tem consequências... Boas ou ruins. E serão determinantes sobre sua vida ou morte, no futuro. Reflitam!

Grande abraço!

#RESERVAFUNCIONALORGÂNICA